Serviços Públicos faz desassoreamento e limpeza no piscinão da Norte-Sul

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos está trabalhando no desassoreamento e na limpeza do piscinão, uma área de 90 mil metros quadrados, que fica no entrocamento da Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) com a Avenida Orosimbo Maia e onde desembocam os córregos Serafim (da Orosimbo) e Proença (da Norte -Sul) que correm por essas duas vias. O serviço começou na terça-feira, 27 de abril, e segue até sexta-feira, 7 de maio.
 

O desassoreamento do piscinão é feito duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, com o objetivo ampliar a capacidade de armazenamento de água da chuva e dos córregos. Com o serviço, a capacidade do piscinão passa de 130 milhões para 270 milhões litros de água. Além do desassoreamento, estão sendo feitas a recomposição de um talude e a retirada de material e lixo que são descartados irregularmente nos córregos. Foram retiradas 6 mil toneladas de sedimentos e mais 6 mil devem ser recolhidas até sexta-feira.
 


Há cerca de 20 pessoas trabalhando, com dois tratores de esteira, três escavadeiras hidráulicas e sete caminhões trucados.

O trabalho de manutenção e limpeza de córregos e limpeza de bocas de lobo é feito continuamente, durante o ano todo, pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos e intensificado nos períodos de chuva.

Importante destacar que a população precisa se conscientizar e não jogar lixo no chão e nos córregos. O lixo descartado no chão, de qualquer volume, é prejudicial porque é levado pela água da chuva e entope as bocas de lobo, por onde deveria escoar a água e contribui com alagamentos. Nos córregos, dificulta o fluxo do leito.
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas – SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas – © Todos os direitos reservados