Obras do Corredor BRT Campo Grande chegam à região do Terminal Mercado

As obras de implantação dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) avançam para a região central na próxima segunda-feira, 19 de agosto. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita um trecho de cerca de 350 metros da Avenida João Penido Burnier para construção do novo Terminal Mercado.

 

 

O trecho interditado fica entre a Rua Saldanha Marinho e o acesso à Avenida Senador Saraiva. O bloqueio não provoca grandes alterações na circulação, já que o trecho impactado não recebe alto tráfego de veículos. O local é utilizado para realização de uma feira comercial aos domingos.


 

 

O estacionamento de veículos será proibido no trecho. Apenas a circulação de pedestres será permitida, neste primeiro momento. A previsão inicial é que os trabalhos se estendam até junho de 2020.

 

 

A região recebe a execução do pavimento de concreto do corredor e das estações do novo Terminal Mercado, que irão compor o início do BRT Campo Grande. Este corredor passará pela Estação Rodoviária e pelo Viaduto Estaiado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), Avenida John Boyd Dunlop a partir da Vila Aurocan, chegando até o Terminal Itajaí.

 

 

“Por se tratar de uma região com diversos patrimônios histórico-culturais, esta é uma etapa sensível das obras, que exige um trabalho ainda mais cuidadoso. Após a ativação dos Corredores BRT, os comerciantes desta região serão beneficiados com o aumento da circulação de usuários do transporte público”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

A população pode esclarecer dúvidas sobre a implantação dos Corredores BRT pelo telefone 118 (Fale Conosco Emdec).

 

 

Transporte Público

 

 

A interdição no trecho da Avenida João Penido Burnier impacta o itinerário da linha 264 (Vila Padre Anchieta), que integra o sistema de transporte público coletivo. A partir da Rua Sebastião de Souza, os ônibus da linha 264 que trafegam no sentido bairro – Centro desviarão pelas vias Onze de Agosto e Dr. Campos Sales, até chegar à pista interna da Senador Saraiva.

 

 

A linha deixa de atender os pontos localizados logo após o viaduto da Avenida Senador Saraiva e antes da Avenida Saldanha Marinho. Ao longo do trajeto de desvio, passa a utilizar os pontos localizados na Rua Onze de Agosto após a Barreto Leme, e na Avenida Campos Sales após a Saldanha Marinho.

 

 

BRT Campo Grande

 

 

A nova frente de obras integra o Lote 1, Trecho 1 da implantação dos Corredores BRT. O trecho 1 compreende a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo Corredor Perimetral, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela Arvek, D. P. Barros, Trail, Enpavi e Pentágono. O valor total do lote é de R$ 88,9 milhões.

 

 

Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.