Eclipse Lunar Total movimenta Observatório Jean Nicolini no domingo

O Eclipse Lunar Total promete movimentar o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini neste domingo, 20. Para a observação, a bilheteria do local estará aberta excepcionalmente das 21h às 24h, e não no período tradicional de atendimento, das 17h às 21h.

A mudança do horário é explicada pelo astrônomo Júlio Lobo: “Quem estiver nas dependências do Observatório poderá acompanhar o fenômeno em todas as suas fases. A fase parcial terá início à 1h33’54”; o início da totalidade às 2h42’17”; o meio da totalidade acontece às 3h12’16” e o final, às 4h50’39”. A atração será observada em todo o Brasil e nos demais países da América do Sul, América Central e América do Norte”.


Lobo lembra, ainda, que os visitantes poderão participar de um experimento observacional para estimar a cor do Eclipse. “Uma tabela será distribuída para esta medida a olho nu”, destaca o astrônomo.O Observatório irá dispor de dois telescópios para a observação da Lua Eclipsada.

Para curtir esse presente do céu, Lobo aconselha que o público leve agasalho, já que a região é serrana e fria; cadeira de praia para ter mais comodidade na observação e um lanchinho, pois não há lanchonete no local.

Serviço

Eclipse Lunar Total

Onde: Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (Pico das Cabras, s/n. Joaquim Egídio).
Quando: domingo, 20 de janeiro, das 21h às 24h.
Ingressos: R$10,00 (inteira) / R$5,00 (estudante com carteira).
As observações somente ocorrerão com condições climáticas favoráveis.