Cuidados que se deve ter na retomada dos exercícios físicos após Covid-19

A flexibilização do Plano São Paulo e a reabertura gradual de espaços públicos, como parques e praças, está levando as pessoas a retomarem as atividades físicas, interrompidas durante o período de fechamento de diversos setores da cidade. No entanto, apesar da retomada ser saudável, é preciso ficar atento a alguns fatores, como respeitar os limites do corpo e procurar um médico e/ou um profissional de Educação Física. As medidas valem para quem está sem praticar exercícios há algum tempo e também para aqueles que tiveram Covid-19.  

De acordo com o professor de Educação Física Anderson Marques de Moraes, da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas, a Covid afeta o sistema cardiorrespiratório e, às vezes, o coração. “Por isso é muito importante uma avaliação profissional para que a pessoa saiba o ritmo em que deve voltar a fazer as atividades sem prejudicar a saúde”, explica.  


As pessoas que passaram a ter vida sedentária também devem recomeçar de forma mais leve. “Não adianta pensar que a atividade que era praticada antes, quando o exercício fazia parte da rotina do dia a dia, é a mesma de agora. O ritmo deve ser moderado, respeitando o limite individual de cada um. O profissional pode dizer o volume e a intensidade que cada pessoa deve praticar”, afirma.  

O médico da Secretaria de Esportes e Lazer Rogério de Oliveira Araújo diz que o corpo precisa de um processo de adaptação para evitar lesões e adoecimento por baixa imunidade.  “Já as pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus, devem redobrar esse cuidado em razão das sequelas que o vírus”, comenta.

Moraes lembra que a Secretaria de Esportes e Lazer disponibiliza aulas orientadas nos canais da Pasta no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC8xQZMjYLDYMgvJEZ-dTNsg) e no Facebook ((20+) Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SMEL – Campinas | Facebook) . “É uma opção para as pessoas fazerem essa retomada, mas sempre respeitando seus limites”.
 

Clique aqui e confira o cuidados que devem ser adotados na retomada dos exercícios físicos.