Bom Prato Campinas completa 17 anos servindo 2.400 refeições por dia

O restaurante popular Bom Prato Campinas completou 17 anos. O prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou da comemoração do aniversário festejado nesta quinta-feira, dia 18 de julho. Nessas quase duas décadas, foram servidas mais de 8 milhões de refeições a preço simbólico.

“A cada visita ao Bom Prato podemos ver a grande quantidade de pessoas que se beneficiam do programa. Pessoas que encontram aqui uma alimentação saudável, balanceada e muito saborosa”, disse Henrique Magalhães Teixeira, durante a celebração, que teve parabéns e almoço especial. 


O prefeito em exercício foi recepcionado pelo presidente do Centro de Orientação Familiar (Cof), Reuber Luís Boschini, e almoçou no local. O Bom Prato de Campinas é gerenciado pelo Cof, uma organização não governamental ligada à igreja Católica.

 

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, compra tíquetes para o almoço do Bom Prato e distribui, por meio das equipes do Centro Pop, para garantir a alimentação da população em situação de rua.

 

 

O Bom Prato Campinas serve diariamente 2.400 refeições, sendo 2.100 almoços com valor simbólico de R$ 1,00 e 300 cafés da manhã a R$ 0,50. Crianças até 6 anos não pagam.

 

O cardápio padrão do almoço é de 1.200 calorias, composto de arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa. No café da manhã são 400 calorias, em média, e é oferecido leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios, e fruta da estação.

 

 

Desde que foi Instituída, em 2000, a rede Bom Prato oferece alimentação balanceada para população de baixa renda, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Trata-se do maior programa de segurança alimentar do Brasil e um dos maiores do mundo em número de refeições.

 

No Estado de São Paulo, o Bom Prato é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e serve cerca de 93 mil refeições ao dia. São 57 unidades: 22 na capital, 11 na grande São Paulo, 17 no interior e 7 no litoral.