Amoreiras terá bloqueios e alterações de trânsito a partir desta terça

Amoreiras Bloqueio no Transito

Para a continuidade das obras do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza bloqueios e alterações de trânsito na Avenida das Amoreiras. As mudanças ocorrem no trecho entre a Rua Bragança Paulista e a Avenida Senador Antônio Lacerda Franco, a partir desta terça-feira, 29 de janeiro.

A Emdec irá bloquear totalmente o tráfego de veículos no cruzamento das avenidas Amoreiras e Senador Antônio Lacerda Franco. A medida é necessária para execução de pavimento de concreto no cruzamento, que se ligará ao corredor existente, construído para os veículos do BRT na etapa atual de obras. Também serão realizadas alterações na geometria viária existente. O bloqueio afeta apenas o cruzamento entre as vias.


A rota alternativa será sinalizada pela Emdec para orientar os motoristas que têm como destino a Avenida Mirandópolis, cujo acesso deverá ser feito pela Rua das Dálias. O caminho alternativo já existente, utilizado no sentido bairro – Centro, está sendo ativado também no sentido Centro – bairro, com a devida sinalização. Já os motoristas que trafegam pela Avenida Mirandópolis com destino à Rodovia Santos Dumont deverão acessar a Avenida Ana Beatriz Bierrenbach.

Anteriormente, os motoristas que vinham da região do Campinas Shopping com destino à Avenida Mirandópolis ou Tancredão poderiam realizar o acesso pelas vias Moisés Gadia ou pela Senador Antônio Lacerda Franco. Em função do bloqueio, esta última opção fica inviabilizada.

Ligação entre bairros é reaberta

A Emdec também realiza, no dia 29 de janeiro, a reabertura do cruzamento das avenidas Amoreiras e Ana Beatriz Bierrenbach, com reimplantação do semáforo. A medida vai viabilizar a transposição entre os bairros Vila Rica e Vila Mimosa.

Os motoristas que transitam no sentido Centro – bairro da Amoreiras deverão utilizar a Rua Ouro para acessar a Vila Mimosa. Essa alteração antecipa a dinâmica do trânsito que será adotada definitivamente após a conclusão das obras.

A partir do cruzamento com a Avenida Ana Beatriz Bierrenbach, o trânsito de veículos, no sentido Centro – bairro, será deslocado para o contrafluxo, utilizando uma faixa do pavimento de concreto do Corredor BRT. Para o sentido bairro – Centro, ficará disponível uma faixa do pavimento asfáltico.

Bragança Paulista

O fluxo da Avenida das Amoreiras em direção à Rua Bragança Paulista (sentido Centro – bairro) também ocorrerá pelo pavimento de concreto do Corredor BRT.


Será fechado o acesso à Rua Piracicaba, em frente à Regional 7, no Jardim Novo Campos Elíseos, sendo permitida apenas a circulação de moradores. A medida é necessária para finalização do viário neste trecho e adequação da geometria existente. No local, também está sendo construído o futuro Terminal Campos Elíseos, no antigo leito do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.

O desvio deverá ser feito pela Rua Mogi Mirim, que passa a ter sentido único de circulação em definitivo, no trecho entre as vias Bragança Paulista e Piracicaba, neste sentido. A alteração será formalizada através de resolução a ser publicada no Diário Oficial do Município na edição desta terça-feira, 29 de janeiro.

Agentes da Mobilidade Urbana acompanham os pontos de bloqueios e alterações, monitorando o trânsito e orientando os motoristas. A recomendação da Emdec é que, durante o período de interdição,os motoristas evitem circular pelas regiões afetadas. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

As obras nas vias Amoreiras e Bragança Paulista integram o trecho 1 do Lote 3 do Corredor Ouro Verde, que vai ligar a região central até o Terminal Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. O investimento é de R$ 66,5 milhões e a empresa responsável pelas obras é a Compec Galasso.