Administração garante a ampliação de leitos para pacientes Covid-19

A Prefeitura de Campinas vai prorrogar os contratos emergenciais de oferta de leitos exclusivos para Covid-19 com os hospitais parceiros. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette, na tarde desta segunda-feira, dia 30 de novembro, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, explicou que, em relação ao número de leitos, o município terá três ações distintas. A primeira diz respeito aos contratos emergenciais vigentes, que serão prorrogados. Também haverá credenciamento de hospitais interessados. E a outra trata do aumento de número de leitos dos dois hospitais municipais.


“Essa ampliação ocorre por meio de habilitação solicitada ao Ministério da Saúde. E com a publicação no Diário Oficial garantimos mais 10 leitos no Mário Gatti e 20 no Ouro Verde”, detalhou o secretário.

Conforme o prefeito, esta medida está prevista no Plano de Contingência de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 e o aumento do número de leitos ocorrerá de acordo com a necessidade.

“Essa habilitação feita pelo Ministério da Saúde permite que tenhamos uma reserva de leitos para que possamos aumentar de acordo com a demanda do município. Neste momento, não temos necessidade”, afirmou Jonas Donizette.

Plano de Contingência

O Plano de Contingência prevê que os Hospitais Mario Gatti e Ouro Verde tenham competência de ampliar e ajustar leitos de UTI e enfermaria seguindo indicadores de monitoramento da doença.

Entre os hospitais parceiros estão a PUC Campinas, Beneficência Portuguesa, Casa de Saúde, Samaritano e Irmandade Santa Casa de Misericórdia.

Também está sendo elaborada uma proposta de credenciamento de leitos, que permitirá agilidade na ampliação de leitos em outros hospitais que queiram se cadastrar para a oferta de vagas.

Com isso, poderá haver ajustes de ofertas de vagas, garantindo a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos inadiáveis, de urgência/emergência e oncológicas nos Hospitais Mário Gatti e Ouro verde.